sábado, 10 de setembro de 2011

Rondonia fazia parte do Tahuantinsuyo(Império Inca))

Fonte:Carmen Martínez Martín

Santo Domingo de la Nueva Rioja (1561-64)

Una efímera, pero memorable población fundada en el Chaco Sudamericano
http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=61885

Paititi Rondônia Brasil 

A historia de Paititi esta ligada ao Reino Gram Moxos( Civilização hidráulica dos Llanos dos Moxos ) Todos os documentos coloniais, ou pelo menos aqueles que dizem respeito mais especificamente à Paititi, digamos, localizada a cerca de 200 léguas de Cusco (cerca de 1.100 km a leste), Supondo que Paititi não foi uma criação da mente, R. Levillier, reiterou, em mais de uma ocasião que a massa de ouro só foi fábula, e que todas as escritas, deixadas pelos conquistadores, missionários, soldados e aventureiros durante o processo de conquista e colonização, digamos a Serra dos Parecis (agora território de Rondônia, Mato Grosso, no Brasil) como o lugar onde os incas esconderam no passado. Mesmo possível identificar sua localização, quando ele escreve: Segundo historiador argentino Robert Levillier . Rondônia foi outrora o Grande Reino de Paitti,deu ate as Coordenadas "As províncias de Paititi estendia da proximidade do Rio Madeira, até 11 graus de latitude sul e 64 graus de longitude oeste, continua  voltando para as cabeceiras do Rio Paraguai, em 13 º de latitude Sul e 57 º de longitude oeste

Fonte:The Lost Cities of Peru 
Por Fernando J. Roland Stewart 
Professor de História


Figura :Peru do império dos Incas ao Império da Cocaina.
Pag.59
Rosana Bond


Fonte de consulta:Tese de Mestrado de

Castilho Pereira, Ione Aparecida Martins
Missão jesuítica colonial na Amazônia Meridional :
Santa Rosa de Mojo : uma missão num espaço de fronteira
(1743-1769) / Ione Aparecida Martins Castilho Pereira. –

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Georrefenciado Novo Geoglifo Circular em Nova Brasilândia do Oeste

Local sitio do Roberto
Geoglifo 114 -Na foto Angelo e Roni
Geoglifo 114-Na valeta
Geoglifo 114
Equipe:
Pesquisador Especialista em georreferenciamento Joaquim Cunha da Silva
Jornalista Leila Cunha
Academico de Engenharia Florestal UNIR Angelo Andrade
Projeto Indetificação de Flora em Sítios arqueológicos
Mestre Edner Baumhardt (Departamento de Engenharia Florestal - Manejo de Bacias Hidrográficas);


Saimos 7:00 hs da manha em direção a Nova Brasilândia do Oeste distante 50 km de Rolim de Moura,
Para ao Sitio de Patrocinio Cunha próximo ao Geoglifo  no travesão entre as linha 114 e 21 distante aproximadamente 40 km de Nova Brasilandia do Oeste.
Se aventuramos pela região, notamos a presença de morros de mais de 450 metros de altura, o sitio se localiza em uma planície de 199 metros de altura, com terrenos de várzea.
Chegamos ao sitio de Patrocinio Luis da Cunha,ele no momento não estava ,tinha ido visitar o seu pai seu Alvino Cunha de 80 anos que reside sozinho no meio da montanha(chapada dos Parecis 300 metros de altura)para ir tem que passar por morros de 500 metros de altura.
Seu filho Roni Cunha nos atendeu e concordou em nos guiar ate as valetas que seu pai localizou la no sitio do Roberto,
segundo ele seu pai ficou cismado com isso,pois ela e circular e não parecia ser natural erodido pela agua.
chegamos no sitio do Roberto que fica 500 metros de distancia do sitio do Patrocinio Luis da Cunha,logo notamos que foi feito uma derrubada,o Roni logo localizou a valeta que medimos:4 metros de largura e 1 metro de profundidade aproximadamente,começamos a andar sob a valeta e localizamos a entrada da aldeia,e aproximadamente 20 minutos andemos por ela marcando pontos de GPS,percebemos que ela tinha a forma circular, que aferiu a medida de 100 metros Raio,3,15 hectares de area,628,25 de circunferência.
Verificamos que foi derrubado uma castanheira que germinou na valeta,e que pelos anéis dela da para datar a idade que foi abandonado a aldeia.
Fomos atrás da evidencias de sitio arqueológico tais como fito indicadores,materiais líticos ,cerâmica,urnas funerárias e TPI(Terra Preta Indígena).Deixo claro que necessariamente não precisa estar próximo esses indícios,pois as civilizações antigas tinham um planejamento de locais para lavoura,cemitério,Huacas(Lugares Sagrados) e residências.
Percebemos a presença de castanhais no entorno do geoglifo 114,palmeira ouricuri(Bacuri para os sitiantes)
Perguntei par o Roni se ele tinha percebido a presença de terra preta(TPI),ai falou que próximo a casa deles fizeram a lavoura de café,que a coloração da terra e preta e ela e muito fertil,pois a produção de café e muito alta,
Fomos ao local que e próximo ao geoglifo 114,as crianças nos acompanharam e logo vieram com cacos de cerâmica e material litico que localizaram proximo aos pés de café, a lavoura foi arada e expôs a flor da terra esses artefactos.
A Terra Preta Indígena(TPI) mede aproximadamente uns  3 hectares ,pronfudidade 1 metro dista do geoglifo 114 aproximadamente 500 metros.
Distancia do Geoglifo 17 igual a 6,300 Km.
localiza nas coordenadas geograficas:
Latitude de -11,8935361225158
Longitude de -62,3920265492052
Datun WGS 84


Proximo ao distrito de Geasi Município de Alta Floresta do Oeste distancia 8,30 KM

Altitude: 199 metros de altura
Água mais próxima: 2 igarapés ,o da esquerda 40 metros e o da direita 70 metros aproximadamente

Rio:  Rio Branco 1425 metros
Bacia: Rio Branco


Obs: Os Geoglifos 13,17,114 estão alinhados na direção leste-oeste, precisaria de mais estudos para afirmar que  estão alinhados com o nascer do sol no solstício de verão e com o pôr-do-sol no solstício de inverno

 Georreferenciado por Joaquim Cunha da Silva em 4/08/2011
 Georreferenciado por Joaquim Cunha da Silva em 4/08/2011
 Georreferenciado por Joaquim Cunha da Silva em 4/08/2011
Georreferenciado por Joaquim Cunha da Silva em 4/08/2011