segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Localização de Paititi-1769

Mapa Etno-Historico do Brasil e Regiões Adjacentes
Adaptado do Mapa de Curt Nimuendaju 1944

Fonte:IBGE
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica

Mapa Etno-Historico do Brasil e Regiões Adjacentes
Adaptado do Mapa de Curt Nimuendaju 1944
http://biblio.wdfiles.com/local--files/nimuendaju-1981-mapa/nimuendaju_1981_mapa.jpg
Dentre todos os trabalhos de Nimuendajú, o mais original é seu mapa etno-histórico, que segue a mesma lógica do ordenar e do classificar das ciências cultivadas nos museus. Obra concluída nos últimos anos de sua vida reúne toda sua experiência prévia. É como se Nimuendajú quisesse, com nanquim e lápis de cor, perpetuar a diversidade de milhares de registros de grupos e línguas indígenas que, um dia, ocuparam o território brasileiro. O Mapa é de notável relevância para a etnologia e para a proteção das terras indígenas. Sua publicação iria representar justa homenagem a seu lendário autor. Daí o interesse recorrente de gerações de antropólogos, na publicação do Mapa. Em 1981 consegui reunir os meios necessários para publicá-lo.
Fonte:http://www.georgezarur.com.br/artigos/182/o-mapa-etno-historico-de-curt-nimuendaju

O mapa indica a localização de Patiti ou Paititi no Rio Colorado(Rondônia-Brasil) no local da Bahia Brava onde Georreferencie a Trilogia Inca(Onde ja tinha feito o mapa no google maps, nomeando como lago Paititi)

Visualizar Paititi Rondonia Brasil em um mapa maior

sábado, 10 de setembro de 2011

Rondonia fazia parte do Tahuantinsuyo(Império Inca))

Fonte:Carmen Martínez Martín

Santo Domingo de la Nueva Rioja (1561-64)

Una efímera, pero memorable población fundada en el Chaco Sudamericano
http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=61885

Paititi Rondônia Brasil 

A historia de Paititi esta ligada ao Reino Gram Moxos( Civilização hidráulica dos Llanos dos Moxos ) Todos os documentos coloniais, ou pelo menos aqueles que dizem respeito mais especificamente à Paititi, digamos, localizada a cerca de 200 léguas de Cusco (cerca de 1.100 km a leste), Supondo que Paititi não foi uma criação da mente, R. Levillier, reiterou, em mais de uma ocasião que a massa de ouro só foi fábula, e que todas as escritas, deixadas pelos conquistadores, missionários, soldados e aventureiros durante o processo de conquista e colonização, digamos a Serra dos Parecis (agora território de Rondônia, Mato Grosso, no Brasil) como o lugar onde os incas esconderam no passado. Mesmo possível identificar sua localização, quando ele escreve: Segundo historiador argentino Robert Levillier . Rondônia foi outrora o Grande Reino de Paitti,deu ate as Coordenadas "As províncias de Paititi estendia da proximidade do Rio Madeira, até 11 graus de latitude sul e 64 graus de longitude oeste, continua  voltando para as cabeceiras do Rio Paraguai, em 13 º de latitude Sul e 57 º de longitude oeste

Fonte:The Lost Cities of Peru 
Por Fernando J. Roland Stewart 
Professor de História


Figura :Peru do império dos Incas ao Império da Cocaina.
Pag.59
Rosana Bond


Fonte de consulta:Tese de Mestrado de

Castilho Pereira, Ione Aparecida Martins
Missão jesuítica colonial na Amazônia Meridional :
Santa Rosa de Mojo : uma missão num espaço de fronteira
(1743-1769) / Ione Aparecida Martins Castilho Pereira. –

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Georrefenciado Novo Geoglifo Circular em Nova Brasilândia do Oeste

Local sitio do Roberto
Geoglifo 114 -Na foto Angelo e Roni
Geoglifo 114-Na valeta
Geoglifo 114
Equipe:
Pesquisador Especialista em georreferenciamento Joaquim Cunha da Silva
Jornalista Leila Cunha
Academico de Engenharia Florestal UNIR Angelo Andrade
Projeto Indetificação de Flora em Sítios arqueológicos
Mestre Edner Baumhardt (Departamento de Engenharia Florestal - Manejo de Bacias Hidrográficas);


Saimos 7:00 hs da manha em direção a Nova Brasilândia do Oeste distante 50 km de Rolim de Moura,
Para ao Sitio de Patrocinio Cunha próximo ao Geoglifo  no travesão entre as linha 114 e 21 distante aproximadamente 40 km de Nova Brasilandia do Oeste.
Se aventuramos pela região, notamos a presença de morros de mais de 450 metros de altura, o sitio se localiza em uma planície de 199 metros de altura, com terrenos de várzea.
Chegamos ao sitio de Patrocinio Luis da Cunha,ele no momento não estava ,tinha ido visitar o seu pai seu Alvino Cunha de 80 anos que reside sozinho no meio da montanha(chapada dos Parecis 300 metros de altura)para ir tem que passar por morros de 500 metros de altura.
Seu filho Roni Cunha nos atendeu e concordou em nos guiar ate as valetas que seu pai localizou la no sitio do Roberto,
segundo ele seu pai ficou cismado com isso,pois ela e circular e não parecia ser natural erodido pela agua.
chegamos no sitio do Roberto que fica 500 metros de distancia do sitio do Patrocinio Luis da Cunha,logo notamos que foi feito uma derrubada,o Roni logo localizou a valeta que medimos:4 metros de largura e 1 metro de profundidade aproximadamente,começamos a andar sob a valeta e localizamos a entrada da aldeia,e aproximadamente 20 minutos andemos por ela marcando pontos de GPS,percebemos que ela tinha a forma circular, que aferiu a medida de 100 metros Raio,3,15 hectares de area,628,25 de circunferência.
Verificamos que foi derrubado uma castanheira que germinou na valeta,e que pelos anéis dela da para datar a idade que foi abandonado a aldeia.
Fomos atrás da evidencias de sitio arqueológico tais como fito indicadores,materiais líticos ,cerâmica,urnas funerárias e TPI(Terra Preta Indígena).Deixo claro que necessariamente não precisa estar próximo esses indícios,pois as civilizações antigas tinham um planejamento de locais para lavoura,cemitério,Huacas(Lugares Sagrados) e residências.
Percebemos a presença de castanhais no entorno do geoglifo 114,palmeira ouricuri(Bacuri para os sitiantes)
Perguntei par o Roni se ele tinha percebido a presença de terra preta(TPI),ai falou que próximo a casa deles fizeram a lavoura de café,que a coloração da terra e preta e ela e muito fertil,pois a produção de café e muito alta,
Fomos ao local que e próximo ao geoglifo 114,as crianças nos acompanharam e logo vieram com cacos de cerâmica e material litico que localizaram proximo aos pés de café, a lavoura foi arada e expôs a flor da terra esses artefactos.
A Terra Preta Indígena(TPI) mede aproximadamente uns  3 hectares ,pronfudidade 1 metro dista do geoglifo 114 aproximadamente 500 metros.
Distancia do Geoglifo 17 igual a 6,300 Km.
localiza nas coordenadas geograficas:
Latitude de -11,8935361225158
Longitude de -62,3920265492052
Datun WGS 84


Proximo ao distrito de Geasi Município de Alta Floresta do Oeste distancia 8,30 KM

Altitude: 199 metros de altura
Água mais próxima: 2 igarapés ,o da esquerda 40 metros e o da direita 70 metros aproximadamente

Rio:  Rio Branco 1425 metros
Bacia: Rio Branco


Obs: Os Geoglifos 13,17,114 estão alinhados na direção leste-oeste, precisaria de mais estudos para afirmar que  estão alinhados com o nascer do sol no solstício de verão e com o pôr-do-sol no solstício de inverno

 Georreferenciado por Joaquim Cunha da Silva em 4/08/2011
 Georreferenciado por Joaquim Cunha da Silva em 4/08/2011
 Georreferenciado por Joaquim Cunha da Silva em 4/08/2011
Georreferenciado por Joaquim Cunha da Silva em 4/08/2011

domingo, 7 de agosto de 2011

terça-feira, 12 de julho de 2011

Geoglifos-Cosmogene Paititi


linha 100 distrito de Filadelfia-Alta Floresta do Oeste-RO
Via-Láctea
 Foto Satélite CBRS 2  2008 Cortesia  Joercio Paulino da Costa da Delta Topografia de Vilhena-RO
Georreferenciado por Joaquim Cunha da Silva


Visualizar Paititi Rondonia Brasil em um mapa maior


sábado, 9 de julho de 2011

Rondônia Inca-Setur-RO






‎6º Salão do Turismo - 13 a 17 julho/11

Local: Parque Anhembi - Pavilhões Norte/Sul.
Endereço: Avenida Olavo Fontoura, 1209 - Santana 
São Paulo - SP - Brasil

domingo, 26 de junho de 2011

Huaca do Condor foi feita pelas mãos do homem



Geoglifos em cima




                                 Huaca do Condor
Pesquisadores voltam ao Distrito de Filadélfia para estudar pedras na Huaca do Condor. A presença humana nesse fenômeno vem se evidenciando /JOAQUIM CUNHA
MONTEZUMA CRUZ
Editor de AMAZÔNIAS

AMAZÔNIAS

ALTA  FLORESTA DO OESTE, Zona da Mata de Rondônia – A cada visita de estudiosos ao local surgem mais evidências de que foram as mãos do homem que edificaram muros e muretas no entorno das huacas e das pirâmides na Zona da Mata de Rondônia. No dia 18 de junho, por exemplo, uma equipe de pesquisadores visitou o muro de arrimo da Fazenda Central Modas, na Linha 100 do Distrito de Filadélfia, em Alta Floresta do Oeste, a 415 quilômetros de Porto Velho

Em análise preliminar, o geólogo Ivan Bispo, do Serviço Geológico do Brasil, diz acreditar que as pedras de arenito do muro de arrimo foram ali colocadas por mãos humanas. “Devido a sua formação de arenito e a distância do local aonde poderiam ter roladas naturalmente seria impossível ter acontecido, pois se esfacelariam”, explicou. 

Essa situação também foi confirmada pelo geólogo Amilcar Adamy, que, recomenda mais estudos de campo, entre os quais o uso de trado para ver a natureza do subsolo e escavações.

Em 10 de abril deste ano, a Expedição Rondônia Inca saiu de Rolim de Moura para o Distrito de Filadélfia, a fim de observar geoglifos na região. São aqueles localizados via satélite, por imagens aéreas e visitados por pesquisadoresNa ocasião, os participantes se surpreenderam no sopé do morro denominado Huaka do Condor, onde um deles encontrou uma fileira de pedras semi–enterradas, em perfeito alinhamento  formando um muro de arrimo, estas pedras todas cortadas em formato retangular. Pedras menores separam umas das outras.

Agora, o autor do pedido da criação de mais um sítio arqueológico na região, o pesquisador Joaquim Cunha da Silva aguarda a visita de outra equipe. Dessa vez serão arqueólogos que poderão estudar as pedras, os muros e confirmar a possibilidade do início de pesquisas para a descoberta da época da construção e quem seria o seu autor.


“O que observamos pode ser a ponta de uma grande descoberta arqueológica  e que poderá transformar Alta Floresta e a Zona da Mata em um grande pólo ecoturístico e de estudos de uma história milenar”, comenta Silva.
Cunha, Bispo, Adamy e Walda: mais uma excursão de estudos na região; próximos visitantes são arqueólogos
 O que são huacas
Com personalidade própria, huacas formam parte dos panteões locais das culturas incaicas e pré-incaicas peruanas, ao lado das divindades andinas "maiores", entre as quais Viracocha, Pacha Kamaq ou Pariacaca – explicam estudiosos do assunto.
“A estreita relação entre o homem andino e as huacas pode ser atestada pela grande quantidade delas espalhadas em todo o território peruano, as mesmas que, em alguns casos, ainda são na atualidade objeto de veneração.”
Na condição de centro religioso, as huacas são também famosas por ser o local em que se depositavam oferendas. Por essa razão foram vítimas de saques durante os primeiros anos da invasão espanhola no Peru (século XVI), tanto por sua fama de conter tesouros, como ser o centro da religiosidade local nas províncias que conformavam o Tawatin Suyu.
Cerâmicas localizadas juntos ao local da Huaca do Condor
Cobertas pela vegetação seca, pedras possivelmente colocadas por mãos humanas nessa região mostram que a Zona da Mata teve outras civilizações
Estrada
AS PEDRAS

Veja, AQUI, a visita às pedras da huaca do Condor

QUEM PARTICIPOU

■Mestre em Geologia  Amilcar Adamy, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM)
Geólogo Ivan Bispo, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM)
Walda Ajuru, representante do Povo Indígena Wajuru
Especialista em Georreferenciamento Joaquim Cunha da Silva (Pesquisador independente) 


domingo, 12 de junho de 2011

El Secreto de Los Incas Documental sobre la Cosmovision de los Incas


El Secreto de los Incas - Sullivan es autor de una importante obra, El secreto de los Incas, dedicada a descifrar la profundidad de la cosmovisión andina. ...
Santillana, Giorgio de and Hertha von Dechend. Hamlet's Mill: an Essay on Myth and the Frame of Time. Boston: Godine, 1977
http://www.robertschoch.net/Secret%20of%20the%20Incas.htm
Antigo Método de cálculo cataclismos
http://www.lauralee.com/index.cgi?page=articles/incas.htm


Via-Láctea
 Foto Satélite CBRS 2  2008 Cortesia  Joercio Paulino da Costa da Delta Topografia de Vilhena-RO
Georreferenciado por Joaquim Cunha da Silva

No dialeto Aymara PAI significa Dois e TITI significa a Puma(Onça,Jaguar)




Visualizar Paititi Rondonia Brasil em um mapa maior

segunda-feira, 9 de maio de 2011

sábado, 7 de maio de 2011

Geoglifos Rondônia-Geoglifos Circulares em Nova Brasilândia do Oeste

Nome :Expedição Rondônia Inca

Obs.: Sitio Arqueológico foi comunicado ao IPHAN para registro.
Apenas fotografamos, e as peças foram visualizadas em locais erodidos,em lavoura mecanizada, em barranco ou em beira da estrada, materiais liticos fotografados em poder de sitiantes.

Assunto:Geoglifos Circulares em Nova Brasilândia do Oeste
Paliçada (pa-li-ça-da)
s. f.
Estacada de varas ou troncos fincados no solo, ligados entre si, para servir de defesa contra ataques.
Liça, terreno para justas e torneios.Paliçada

Clark Erickson Esta imagem e da palestra do pequisador, gravei   , no Segundo Encontro Internacional  de Arqueologia Amazonica  em Manaus
Detalhes
http://tinyurl.com/3cp6tsj

Zanjas Circundantes da Amazônia Boliviana
Palestra de Clark Erickson  no ll Encontro Internacional de Arqueologia Amazonica Manaus 2010
13 a 17 de setembro de 2010
Fotos:


Local:Linhas 13 e 17

Geoglifo 13 e 17

Equipe:Joaquim Cunha da Silva
Armando Kusano
Inacio Kusano


Saimos 8:00 hs da manha em direção a Nova Brasilândia do Oeste distante 50 km de Rolim de Moura,
Para a Fazenda de Inacio Kusano próximo aos Geoglifos distante aproximadamente 15 km de Nova Brasilandia do Oeste.
Se aventuramos pela região, notamos a presença de morros de mais de 450 metros de altura, a fazenda e em uma planície de 170 metros de altura, com terrenos de várzea.
Na região a varias cachoeiras que poderiam ser utilizadas para turismo.
Relato que em cima do chapadão á um lago.
Conversando com moradores antigos falam que a região era rica em frutiferas nativas,tais como cacau ,genipapo,castanha,algodão nativo urucum e jambu.
e relatam que quando estão arando a terra encontram cerâmica e artefatos liticos tais como machadinhas ou pedra de raio.

Com as coordenadas geograficas no GPS fomos em busca de encontrar o Geoglifo 13,que fica proximo a fazenda de Inacio Kusano,o proprietário comprou esse sitio a pouco tempo e e
conhecido como Alfreu. Local Linha 13 Sul KM 15 Proximo ao distrito de Geasi Municipio de Alta Floresta do Oeste distancia 3,30 KM e dista do Geoglifo 17 3,20 Km


Altitude: 182 metros

Água mais próxima: Corgão

Distância: 220 metros

 Rio:  Rio Branco 270 metros

 Bacia: Rio Branco



- Descrição sumária: O Geoglifo mede aproximadamente 200 metros de diâmetro,100 metros de raio , 3,13 hectares de área e 643 metros de circunferência.
As valas medem aproximadamente 4 metros  por 1 metro de profundidade.
O terreno foi mecanizado para pastagem com produção de leiras, a vegetação remanescentes e formada por exemplares de Palmeira ouricuri,popular bacuri segundo informação da cacique Walda Wajuru eles usavam as folhas desta palmeira para produção de sal,para cobertura de suas Ocas, e se alimentavam dos frutos.

Andamos pelas valas fotografando, e encontramos ceramicas e pedaços de material litico.
Notamos que foi feito mecanização da terra para pastagem, e a terra foi removida formando leiras,isso fez com que destruissem os potes de cerâmicas.

Logo após fomos localizar o Geoglifo 17 que fica : Linha 17 Sul KM 18,3. Próximo ao distrito de Geasi Municipio de Alta Floresta do Oeste distancia 3,13 KM e dista do Geoglifo 13 3,20 Km


Descrição sumária: O Geoglifo mede aproximadamente 270 metros de diâmetro,135 metros de raio , 5,79 hectares de área e 851,33 metros de circunferência.
As valas medem aproximadamente 4 metros  por 1 metro de profundidade.
Proprietário da fazenda Nelson Velho



- Altitude: 186 metros

 Água mais próxima: Rio Branco

Distância: 155 metros

 Rio:  Rio Branco

 Bacia: Rio Branco

Andamos pelas valas fotografando, e encontramos ceramicas e pedaços de material litico.
Segundo o fazendeiro Nelson Kubo em conversa com EngFlorestal José NewtonAlves de Oliveira – SEDAM/Rolim de Moura
ele falou que o solo da região e de terra vermelha,que não e propicio a Castanheira ,que o solo amarelo e mais propicio.
e que a variedade encontrada na região parecia que foi selecionada para dar frutos maiores,talvez influencia da civilização que fez os geoglifos.


                                                                 Geoglifo 13
                                  Georreferenciado por Joaquim Cunha da Silva
                                   -11.890081,-62.302995


Visualizar Paititi Rondonia Brasil em um mapa maior


   Geoglifo 13
Georreferenciado por Joaquim Cunha da Silva
 -11.890081,-62.302995


Geoglifo 17
Georreferenciado por Joaquim Cunha da Silva
-11.89269,-62.334366

Visualizar Paititi Rondonia Brasil em um mapa maior

Geoglifo 17
Georreferenciado por Joaquim Cunha da Silva
-11.89269,-62.334366