domingo, 20 de dezembro de 2009

Cidade Z Fawcet saiu pela amazônia em busca de uma cidade perdida e nunca mais retornou







Em 1925 convidou seu filho mais velho, Jack Fawcett, para acompanhá-lo em uma missão em busca de uma cidade perdida, a qual ele tinha chamado de "Z". Após tomar conhecimentos de lendas antigas e estudar registros históricos, Fawcett estava convencido que essa cidade realmente existia e se situava em algum lugar do estado do Mato Grosso, mais precisamente na Serra do Roncador. Curiosamente antes de partir ele deixou uma nota dizendo que, caso não retornasse, nenhuma expedição deveria ser organizada para resgatá-lo.

Geoglifo Baleia e o Gato
Georreferenciado por Joaquim Cunha da Silva



Faz parte do sitio Arqueológico Cidade Z

O seu último registro se deu em 29 de maio de 1925, quando Fawcett telegrafou uma mensagem a sua esposa dizendo que estava prestes a entrar em um território inexplorado acompanhado somente de seu filho e um amigo de Jack, chamado Raleigh Rimmell. Eles então partiram para atravessar a região do Alto Xingú, e nunca mais voltaram.

Muitos presumiram que eles foram mortos pelos índios selvagens locais. Porém não se sabe o que aconteceu. Os índios Kalapalos foram os últimos a relatar terem visto o trio. Não se sabe se foram realmente assassinados, se sucumbiram a alguma doença ou se foram atacados por algum animal selvagem.Fonte




Geoglifo Ave
Georreferenciado por Joaquim Cunha da Silva



Faz parte do sitio Arqueológico Cidade Z






Visualizar Paititi Rondonia Brasil em um mapa maior

Georreferenciado por Joaquim Cunha da Silva Expedição 2009 Eldorado Paititi,Cidade Z





Quando a única hipótese plausível para a entrada do homem nas Américas era a da teoria do Estreito de Bering, que teria ocorrido no início do período Holoceno, há cerca de 10 a 11 mil anos atrás, Mato Grosso já havia fornecido a data de 14 mil anos para o Abrigo do Sol, localizado no Vale do Guaporé [3] . Recentemente, outras datas ainda mais recuadas foram obtidas para a ocupação humana do Abrigo Santa Elina, no município de Jangada, alcançando uma profundidade temporal de cerca de 22 mil anos [4] .
Desta forma, o Patrimônio Arqueológico de Mato Grosso tem contribuído para consolidar novas teorias, que apontam para a ocorrência de diversas rotas em diversos contextos temporais, que teriam sido usadas para o povoamento do continente americano.





Nenhum comentário:

Postar um comentário